sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A importância do coworking para os negócios



Nesta importância do coworking para os negócios, o networking é um método de marketing de baixíssimo custo e muito eficaz para você desenvolver oportunidades e contatos de negócios.

O termo ‘networking’ pode até ser confundido com “redes de computadores”, que é uma terminologia diferente, relativa à ligação e acessibilidade de vários sistemas de computadores.

Mas o networking de negócios é um método de marketing – e muito mais que isso, claro.

Coworking para os negócios


Os empreendedores e empresários mais bem-sucedidos são aqueles que têm boas habilidades interpessoais, e que lhes permitem construir uma rede pessoal diversificada. Se você é um networker de carteirinha, é inerentemente entender que gerir uma empresa de sucesso é um esforço coletivo que requer interação com uma variedade de pessoas, como fornecedores, investidores, funcionários, clientes, concorrentes, e pessoas da mídia.

Networking


Quando você faz um bom networking, você sabe o que você pode obter, de quem e quando, em momentos específicos do seu negócio.

Você compartilha experiências, troca ideias e faz novos contatos com pessoas dentro e fora de seu campo. E essas interações o ajudam a descobrir novidades do mercado, novos processos e ainda resultar em oportunidades de parcerias futuras – essenciais para o crescimento do seu negócio.

É muito comum ouvir falar de networking quando se trata de marketing pessoal, mas nem todos pensam em estabelecer uma boa rede de convívio quando o assunto são as corporações.

Claro que o diálogo está sempre presente, entretanto só quem mantém uma constante comunicação e possui interesses partilhados consegue prevalecer no mercado.

A definição de coworking


A definição de coworking é simples: É a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, porém compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de ideias em experiências.

Recentemente a Google inaugurou um espaço de Coworking em São Paulo. Trata-se de um espaço de utilização pública que concede a possibilidade de interação entre pessoas e startups que, para utilizá-lo, basta apenas que os interessados realizem um cadastro prévio.

Além disso, boa parte das pessoas que utilizam o Coworking em suas atividades profissionais são do ramo da tecnologia da informação sugerindo, portanto, que dadas as suas características profissionais, logo em breve contaremos com novos avanços e novidades agregadas a este conceito inicial de interação orientada aos negócios.

Vantagens que fazem com que o coworking seja ideal para seu negócio:

Redução de gastos

Abrir um negócio é um grande desafio e o orçamento inicial costuma ser bem limitado. Por isso, é preciso definir prioridades e economizar onde for possível. É por isso que muitos empreendedores acabam sendo multitarefa, trabalhando sozinhos até que o negócio tenha lucro suficiente para ter uma equipe completa.

Imagine o tempo necessário para ter um escritório completo? E muitas vezes nem é necessário ter um local fixo de trabalho.
Muitos membros de startups continuam trabalhando em casa, mas precisam de um espaço para encontros e reuniões profissionais. Com o coworking, você paga apenas pelo tempo utilizado sem perder a qualidade de um escritório completo.

Profissionalismo

Um dos fatores essenciais é ter credibilidade. Ao marcar reuniões com fornecedores, colaboradores e investidores em um coworking, você demonstra seriedade e profissionalismo, deixando claro que está liderando um negócio sério e confiável.

Além disso, é possível ter um plano que lhe permita utilizar o endereço do coworking como parte dos dados da sua empresa.

Assim, você evita misturar casa e trabalho.

Networking

Outra grande vantagem do coworking é ampliar a rede de contatos. Você pode conhecer novos colaboradores e parceiros. Essa troca de experiência e de informações é uma vantagem que você não teria trabalhando na sua startup apenas em casa.

Gestão de tempo

Quem trabalha em casa sabe o quanto é comum deixar o trabalho invadir os horários de descanso e consumidor domingos e madrugadas.

O coworking ajuda a evitar isso e “obriga” toda a equipe a trabalhar apenas em horário comercial.

Assim, você ganha qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas na sua empresa. Essa é uma dica que aumenta a produtividade e gera melhores resultados.

Além disso, essa é uma excelente forma de fugir da procrastinação e focar apenas nas metas a cumprir.

Construindo a imagem da sua startup


Contar com um espaço de coworking ajuda a construir a imagem do seu negócio desde o começo. Assim, você posiciona a sua startup no mercado de forma profissional logo no primeiro dia.

Afinal, um negócio com aparência de amador dificilmente conseguirá investimentos e nem será levado a sério. Um endereço comercial e um espaço organizado mostrarão que a sua startup é liderada por pessoas com visão de mercado, atraindo mais clientes e dando garantia de sucesso para o seu sonho.

Além de todas essas vantagens, tem um porém muito positivo que se chama cocriação e as oportunidades de negócio. Cocriação é o termo que justifica a união entre pessoas de empresas distintas, cujo objetivo em comum é lançar no mercado um produto/serviço.

Essas pessoas podem ser clientes, fornecedores, ou num espaço de comunidade de negócio, profissionais que trabalham na mesa ao lado.

Vantagens da cocriação

  • Resultados mais inovadores: as pessoas que participam de um processo de criação possuem diferentes perspectivas e diferentes especializações. O resultado natural dessa interação de conhecimentos distintos é a realização de algo inovador e único.
  • Sentimento de corresponsabilidade: ao terem a oportunidade de criar um projeto em conjunto, os indivíduos se sentem mais responsáveis por ele, do que quando suas funções se restringem a cumprir prazos e metas individuais.
  • Soluções mais criativas: quando se trata de resolver um problema, a interação entre profissionais de diversas áreas pode ser extremamente vantajosa no quesito criatividade. A soma de conhecimento e perspectiva pode não apenas levar um problema à solução, como dar origem a uma inovação.

Uma das principais características dos espaços de coworking com perfil de comunidade de negócios é, justamente, expor a sua empresa à possibilidade de cocriar.

As comunidades de negócios permitem a interação com profissionais das mais diversas áreas, promovendo um rico ambiente para o compartilhamento e conexões de ideias.

O cafezinho da tarde pode se tornar uma fonte de inspiração capaz de mudar os rumos do seu negócio ou abrir a sua mente para novas oportunidades.

E você? Tens interesse em trabalhar em coworking? Acesse esse link e conheça nosso parceiro Rex coworking

E então, gostou do artigo? Deixe um comentário.
Compartilhe:
Local: Brasil

0 comentários:

Postar um comentário