terça-feira, 3 de julho de 2018

Marketing Digital para pequenas e médias empresas


A importância do marketing digital para pequenas e médias empresas não é uma novidade. Muitas PMEs já sentem hoje os resultados de um trabalho bem feito tempos atrás.

Se você ainda não possui uma estratégia de marketing digital definida, mas tem a pretensão de fazê-lo, este post é para você. Antes de iniciar qualquer estratégia para sua empresa você deve saber quais são os desafios que muitas dessas empresas enfrentam e quais são algumas das soluções encontradas.

Desafios

  • Optar por um modelo: contrato alguém para fazer isso internamente ou contrato uma agência/consultoria?
  • Conteúdo: quem elabora o conteúdo?
  • Resultados: como avaliar os resultados?

Contratar um profissional, uma agência ou uma consultoria?

Desenvolver uma estratégia de SEO para uma pequena empresa é muito diferente de fazer o mesmo em uma empresa de grande porte. Raramente, uma pequena empresa montará uma equipe de marketing digital, portanto a dúvida mais comum entre as PMEs está relacionada ao modelo a adotar.

Existem 3 opções: realizar isso in-house (contratar um profissional para realizar essas atividades na empresa), contratar uma agência ou contratar uma consultoria.

Modelo in-house

A principal dificuldade que encontro neste modelo está relacionada a gestão das pessoas e de resultados. Ao optar por esse modelo o gestor deve ter em mente que ele precisa de pelo menos um especialista na equipe. Caso ele contrate um estagiário ou um profissional júnior ele deve ter o mínimo de conhecimento técnico para apoiar e colaborar com as estratégias bem como saber o que deve e o que pode ser cobrado se tratando de resultados.

As vantagens desse modelo incluem a agilidade e um menor tempo de resposta. Por exemplo: alguém enviou uma dúvida no Facebook da empresa, rapidamente este profissional pode resolvê-la. Outra vantagem importante é o alto grau de conhecimento do negócio. Novos produtos/serviços que a empresa está lançando, novos concorrentes, feiras e eventos que a empresa vai participar, tudo isso se torna mais natural para um profissional que está dentro da sua empresa.

Modelo agência

No modelo tradicional de agências, as empresas passam sua responsabilidade para a agência que passa a cuidar de suas estratégias de marketing digital. Uma das desvantagens desse modelo é falta de participação da empresa nas estratégias. Muito embora a empresa possa participar junto com a agência em reuniões para traçar estratégias e medir resultados, nada se compara a traçar essas estratégias dentro da própria empresa. Outra questão importante é que a agência geralmente atende vários clientes, comparando esse modelo ao anterior nota-se que a agência não chegará no mesmo grau de conhecimento do negócio do cliente quanto um funcionário que vive seu dia-a-dia.

A vantagem desse modelo é poder contar com um parceiro especializado para uma atividade que não faz parte do seu core business (negócio principal) enquanto você pode manter o foco no seu negócio.

Modelo consultoria

Este modelo é praticamente uma mescla dos dois modelos anteriores. Na minha visão a principal vantagem deste modelo é que ele incentiva as empresas a “caminharem com suas próprias pernas”. Existem diversos moldelos de consultoria no mercado. O consultor ajuda a empresa a elaborar um planejamento e acompanha toda sua execução. Semanalmente o consultor se apresenta na empresa para acompanhar a evolução e orientar a equipe, e mensalmente se reporta aos donos/gestores para apresentar relatórios de evolução.

A desvantagem deste modelo é que seu custo (na verdade é um investimento) pode parecer maior quando comparado aos anteriores.

Saiba qual modelo é o mais indicado para você

Condições:                                                                                                                 Modelo indicado
  • Ter pelo menos um especialista em marketing digital na equipe                            In-house
  • Não deseja ser responsável pelo marketing digital
  • Não deseja ter um ou mais profissionais de marketing digital                          Agência digital
  • Deseja estruturar a empresa para trabalhar futuramente no modelo in-house
  • Deve ter pelo menos um profissional dedicado ao marketing digital
  • Deseja contar com a visão de um especialista                           Consultoria de Marketing Digital
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Local: Brasil

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