quinta-feira, 24 de maio de 2018

Você sabe o que é coworking?


Imagine um escritório em que quase ninguém se conhece e trabalham em empresas de diferentes segmentos. Isso é o coworking, um local destinado para novos empreendedores que estão começando um negócio e para economizar nos gastos dividem o espaço com outras empresas. O local também é procurado para pessoas que estão em busca de networking ou querem investir em novos negócios.

Para alugar um escritório de coworking é preciso escolher um tipo de plano, geralmente as empresas que prestam esses serviços oferecem diversos tipos de programas com preços e funções variadas. Os planos são bem flexíveis, o valor é cobrado por hora, mas também é possível fechar um preço mensal. Os serviços básicos oferecidos são de internet, fax, impressão/scanner, ramal telefônico, sala de reunião, cadeiras ergonômicas e endereço para correspondência. Mas cada escritório de coworking trabalha com diferentes tipos de serviços, alguns contam com salas privativas, espaços para descanso, lounges e até sala com vídeo games para a hora do descanso, alguns dizem que essa é uma das melhores maneiras de fazer brainstorm, já que a pessoa fica longe do estresse do trabalho.

No Brasil o coworking já tem bastante procura, principalmente nas principais capitais do país. Em uma rápida procura pelo google é possível encontrar escritórios a partir de R$ 39 por hora, mas há planos que chegam a R$ 1.500 por mês, tudo vai depender do quanto o empreendedor quer gastar e do que ele precisa para realizar o trabalho.

Os designs dos escritórios de coworking também são bem variados e procuram atender todo o tipo de pessoa, alguns apostam em estilos mais informais, bem coloridos e despojados, mas também há ambientes formais, com decorações clean em forma de um escritório comum.

O coworking é bem funcional para pessoas que fazem home office, algumas tem problemas com produtividade, por isso precisam estar em um ambiente de trabalho para ter um bom desempenho. Outros precisam de um espaço mais formal e confortável para receber clientes e realizar reuniões, alguns procuram esses escritórios apenas para interagir com outros empreendedores, procurar novos investimentos e participar de eventos. Os espaços de coworking também são uma boa opção para os autônomos e empreendedores que estão iniciando uma startup e ainda não tem uma previsão de quantas pessoas ou qual espaço precisarão nos primeiros meses.

Apesar dos benefícios que o coworking oferece, não são todos que conseguem se adaptar nesse ambiente, alguns sentem dificuldades em trabalhar em um espaço com diferentes tipos de pessoas e culturas, o problema neste caso é que a própria empresa pode ficar sem uma identidade, já que não há uma cultura a ser seguida, o que pode ser prejudicial no futuro. Outro ponto que pode ser negativo é justamente o fato da interatividade com outras empresas, o lugar pode ser um pouco barulhento por causa das proximidades das mesas, ou pessoas que costumam falar alto, isso pode atrapalhar o foco dos seus funcionários e a produtividade pode não render tanto. Apesar desses pontos negativos, o coworking é uma boa solução para quem está em busca de sucesso profissional gastando menos.

E você? Tens interesse em trabalhar em coworking? Acesse esse link e conheça nosso parceiro Rex coworking

E então, gostou do artigo? Deixe um comentário.
Compartilhe:
Local: Brasil

Um comentário:

  1. Texto super bacana e completo, parabéns!!
    Espaços de Coworking estão crescendo e na minha opinião, é ótimo para iniciar boas parcerias e contatos! :)

    ResponderExcluir