quinta-feira, 17 de maio de 2018

Qual tipo de conteúdo que mais engaja no Facebook?


Quando falamos de mídias sociais logo vem à tona a palavra engajamento. É essa palavra que acompanha todo o ambiente social e norteia todas as ações de marcas no posicionamento online.

Mas o que será que gera mais engajamento no público do Facebook?
Em uma pesquisa recente a Track Social analisou mais de 8 mil posts da BMW, Coca-Cola, Disney, Facebook, Heineken, McDonald’s, Nike, Starbucks, YouTube, entre outras mais de 100 marcas mundialmente reconhecidas e com forte presença online.
A pesquisa mostrou que o tipo de post que mais gera engajamento no Facebook são os posts com imagens.

Além disso, os resultados também revelaram que as marcas preferem compartilhar fotos e links, mais do que qualquer outro tipo de conteúdo, e que as pessoas preferem comentar fotos e status publicados.

Por que a maioria das empresas ainda postam no formato que menos gera engajamento?

O tipo de post mais utilizado pelas empresas é o Link. Por que? Essa é uma boa pergunta, já que é o formato que menos gera interação e isso pode ser decisivo. Uma possível resposta é falta de conhecimento sobre o funcionamento do EdgeRank, algoritmo utilizado pelo Facebook para determinar a visibilidade de cada postagem. Traduzindo: de acordo com esse algoritmo o Facebook define se o post vai ser ou não exibido na timeline de cada pessoa, fazendo com que muitos posts não sejam ao menos exibidos aos fãs de determinadas páginas.

Observe que tipos de postagens as grandes marcas e portais estão utilizando

Se o post não apresenta um alto grau de engajamento, logo o EdgeRank o classifica como pouco relevante e portanto não o exibe para 100% dos curtidores, podendo minimizar a exposição de seu conteúdo e consequentemente seu alcance.

Confira na maioria das fan pages de grandes marcas e grandes veículos, as postagens quase sempre fazem uso das imagens e aplicam o link no texto superior à imagem.

No entanto, como sempre falamos por aqui, é importante que você, que possui sua Fan Page ou atende diversos clientes, sempre observe como seus fãs reagem a cada post, onde e porque comentam ou curtem mais e, dessa forma, adapte o seu conteúdo para que ele fique cada vez mais relevante para o seu público.

As informações das pesquisas ajudam muito sempre, mas nada funciona tão bem quanto você mesmo conhecer o seu público e tratá-lo como único e especial. Invista seu tempo nisso! ;)

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Local: Brasil

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