quarta-feira, 9 de maio de 2018

Desculpas que acabam com seu negócio: Falta de Tempo e Dinheiro


Já vou lhe avisar, querido leitor: esse é um texto duro. E é direcionado principalmente ao pequeno empreendedor.

Sempre fui partidário da frase: “Quem quer mesmo, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa”. Uma frase dura, não é mesmo?

Sabemos que o empreendedor é uma pessoa de coragem. Investir num negócio próprio é estar disposto a correr riscos e trabalhar muito duro em busca de uma oportunidade, um sonho. É enfrentar a burocracia, os juros abusivos, a altíssima carga tributária brasileira, a falta de capacitação do trabalhador, dentre muitos outros desafios que somente pessoas com alta capacidade de resiliência são capazes de suportar.

Sabendo dessa realidade seria compreensível entender que a falta de tempo e de dinheiro podem ser justificativas reais de um empreendedor para não investir ou, no mínimo, procrastinar ao investir no crescimento de seu negócio. E, uma dessas vertentes de crescimento, sem dúvidas passa pelo investimento em atividades relacionadas ao Marketing Digital.

No entanto, estou aqui justamente para lhe dar um “tapa na cara”, no bom sentido. Se você, como empreendedor, sente que falta tempo e dinheiro para investir em Marketing Digital e outras atividades essenciais que você sabe que farão seu negócio crescer, com certeza você está focando sua energia e seu tempo de maneira errada. Talvez você esteja se preocupando com atividades urgentes de seu dia a dia e deixando as atividades importantes de lado.

É muito fácil para o pequeno empreendedor se envolver em atividades cotidianas mais operacionais. É claro que no começo isso vai acontecer sempre. Mas, como empreendedor, você deve saber que precisa sair desse círculo vicioso o mais rápido possível, investindo seu tempo cada vez mais em atividades estratégicas, que farão seu negócio crescer e prosperar.

Em nossa experiência atuando com pequenos empreendedores dos mais variados tipos de negócio, sabemos que a falta de tempo e dinheiro são os dois motivos mais comuns utilizados para o adiamento ou o investimento tímido em ações de Marketing Digital. A principal consequência disso é que esses pequenos empreendedores acabam subaproveitando oportunidades no mercado.

Nunca neglicencie o potencial do Marketing Digital

Muitos empreendedores, pela desculpa da falta de tempo, não vão atrás do conhecimento e do entendimento de como uma estratégia de marketing digital bem desenvolvida pode trazer um potencial imenso de resultados para sua empresa. É claro que, muitas vezes, esse empreendedor não conseguirá, ele mesmo, implementar as estratégias e táticas de marketing digital, mas pode contratar alguém (interno ou externo) que irá apoiá-lo nesse desenvolvimento. E tudo isso pode custar muito menos a ele no longo prazo (em termos de tempo e dinheiro) do que se não investisse nisso. Pode acreditar.

Muitas ações de marketing digital não exigem grandes somas de investimento, ao contrário do que acontecia com mídias tradicionais. É possível começar pequeno e ir aumentando o orçamento aos poucos. É possível ter seu domínio, seu blog, suas redes sociais investindo-se quase nada em termos financeiros. É claro que precisará ter conteúdo para isso, além de outras estratégias para captação de novos clientes, mas o que quero deixar claro nesse artigo é que falta de tempo e dinheiro não são desculpas para ficar imobilizado.

Não fique refém das desculpas, elas vão matar você. E seu negócio.


Por isso, querido leitor, quero que pense duas vezes antes de falar sobre como o tempo e dinheiro tem impedido você de fazer com que seu negócio cresça e se desenvolva. Pense em como você tem utilizado seu tempo, pois o mau uso dele sim pode afetar seus resultados. Será que a falta de tempo não se resolve com o melhor gerenciamento dele? Será que você não está focando em muitas atividades operacionais e deixando as atividades estratégicas de lado? Pense bem.

E a falta de dinheiro hein? Será mesmo que é isso que está impedindo seu negócio de prosperar? Ou essa é mais uma desculpa utilizada por você para facilitar as coisas? Pode parecer incrível, mas nos auto-sabotamos mais do que imaginamos ser possível. Afinal, é mais fácil e confortável falar que a falta de dinheiro está impedindo você de sair do lugar do que ir atrás do conhecimento necessário para que se busquem alternativas de baixo investimento que podem trazer resultados confiáveis ao seu negócio. Essa segunda opção dá muito mais trabalho, pode acreditar.

O Marketing Digital é só uma das alternativas possíveis que podem ajudar muito seu negócio a se desenvolver, mas há muitas outras. Cabe a você decidir se vai atrás de fazer acontecer ou vai ficar aí com suas desculpas da falta de tempo e dinheiro até que um dia elas acabarão por engolir seu negócio. Pense nisso.

Gostou do artigo? Compartilhe suas experiências nos comentários.
Compartilhe:
Local: Brasil

0 comentários:

Postar um comentário