terça-feira, 3 de abril de 2018

O que é SEO e para que serve??


Um bom posicionamento nos mecanismos de busca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas estratégias de marketing digital. Para se ter uma ideia, são mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas mensalmente somente no Google.
Mas como fazer para ranquear bem nas plataformas de pesquisas? Não se desespere! Nesse artigo, você compreenderá o conceito de palavra-chave e descobrirá o que é SEO!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino nos melhores resultados dos motores de pesquisa.

O que é o Índice de Qualidade?

Há ampla concorrência na web, o que dificulta o ranqueamento das páginas nesses resultados de busca. Para isso, foram criados complexos algorítmos que ranqueiam pela relevância.

Com esse cálculo, é possível definir o Índice de Qualidade (IQ), que leva em consideração uma série de fatores de posicionamento.

Mas, afinal, quais são esses fatores?

São muitos os fatores que contribuem para a definição do Índice de Qualidade. Eles possuem diferentes pesos e uma boa campanha de SEO deve levar em consideração cada um deles.

Abaixo, você confere alguns elementos que influenciam no posicionamento das páginas:
  • Tráfego;
  • Referências em outros sites (backlinks);
  • Autoridade de domínio;
  • Performance da página (velocidade de carregamento, navegação etc.);
  • Engajamento;
  • Sinais sociais;
  • Qualidade do conteúdo.

O que é uma palavra-chave?

Um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento nos motores de pesquisa, como Google e Bing, é a escolha correta da palavra-chave. Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para alcançar uma página.

Por isso, é muito importante fazer pesquisas de palavra-chavepara encontrar os termos que são relevantes para o seu público-alvo. Uma boa maneira de se fazer isso é utilizar o Planejador de Palavras-Chave do Google ou o SEMRush.

O que é cauda longa?

Termos de busca muito curtos como “celular” ou “geladeira” possuem grande concorrência para ranqueamento. Por isso, foi criado o conceito de cauda longa, que visa utilizar palavras-chave mais extensas e específicas para posicionar nos mecanismos de buscas. Por exemplo, “celular à prova d’água” ou “geladeira para minibar”.

A cauda longa é extremamente recomendada para pequenas e médias empresas que não possuem capacidade de investimentos em mídia paga, já que abre diversas opções por meio de palavras-chave de menor competitividade.

Qual a diferença entre SEM e SEO?

O Search Engine Marketing engloba todas as técnicas de marketing voltadas para mecanismos de busca. Ou seja, inclui também os links patrocinados, como o Google AdWords e o Bing Ads. A grande diferença entre eles é que, enquanto um é voltado ao alcance do usuário organicamente (de maneira gratuita), a outra é baseada na mídia paga.

Agora, você já sabe o conceito básico de palavra-chave e o que é SEO!

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Local: Brasil

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